Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Rachel Carson: a rainha da primavera

Rachel Carson: Cientista que Ajudou o Mundo a Construir uma Consciência do Meio Ambiente - Anima MundhyRachel Carson foi a primeira pessoa a dizer ao grande público (nos anos 60) que os agrotóxicos não fazem bem a saúde das pessoas e dos ecossistemas.

Li “A Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson, numa edição em inglês, já que está fora de catálogo no Brasil. Fiquei curiosa a respeito desse livro, publicado em 1962, porque vários artigos e entrevistas de gente fera em ecologia o citam como um marco no movimento ambientalista. O título se refere ao fato de que o inseticida DDT — na época considerado uma solução eficaz contra as pragas da lavoura – extermina os pequenos animais do solo e voadores, acabando com a melodia dos passarinhos na primavera.

Rachel foi a primeira pessoa a transmitir para fora do mundo acadêmico a mensagem de que os agrotóxicos causam imensos prejuízos para os ecossistemas e a saúde humana. Havia tanta inocência em relação a esses produtos que em 1945, segundo conta meu amigo e produtor orgânico Joop Stoltenborg, o governo holandês chegou a polvilhar com DDT em pó o corpo de todas as crianças (inclusive ele) para combater piolhos e sarna. Uma década depois da publicação de “A Primavera Silenciosa”, o veneno foi banido dos Estados Unidos. Mas, antes de vencer a batalha e já doente de câncer, Miss Carson, nossa heroína, foi vítima de uma campanha de difamação e acusada, entre outras coisas, de ser comunista e – acredite! – solteirona.

Para aumentar a produção de alimentos, após a Segunda Guerra Mundial todo o arsenal recém-descoberto de venenos passou a ser jogado nas plantações, sendo que várias substâncias eram originalmente armas químicas. Até certo ponto, houve sucesso, pois, sem os predadores naturais, as colheitas realmente foram a princípio mais fartas. No entanto, estamos pagando caro por essa opção até hoje…

O Brasil ostenta atualmente o título de maior consumidor de agrotóxicos do planeta e aqui são comercializadas livremente diversas substâncias proibidas em outros países. Os exatos efeitos desses venenos sobre a saúde das pessoas e do meio ambiente são difíceis de aferir e há interesses econômicos poderosos contra sua divulgação. Intoxicações agudas acontecem sobretudo com trabalhadores rurais. 

1 comentário em “Rachel Carson: a rainha da primavera”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *